Ana Vera Wynne é arquiteta formada pela FAU-USP, com curso de editoração científica em Singapura. Traduziu a interface do Editorial Manager para o português, trabalhou na American Meteorological Society oferecendo suporte para 16 editores e 4 editores-chefe. Trabalhou na ORCID como Community Engagement Manager, responsável por suporte técnico e de comunicação para mais de 150 organizações-membro dos Consórcios da ORCID nos EUA e no Canadá.

Edna Frasson de Souza Montero É livre-docente e doutora em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e estágio na Unidade de Fígado-USP. Atualmente, é docente na disciplina de Cirurgia Geral e do Trauma da Faculdade de Medicina da USP e Médica na disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da EPM – Unifesp. Na ABEC Brasil participou como membro do Conselho Deliberativo e, atualmente, como segunda-tesoureira da diretoria. É editora-chefe da revista Acta Cirúrgica Brasileira desde fevereiro de 2015 e pertence ao corpo editorial da Revista da Associação Médica Brasileira e do Jornal Brasileiro de Transplante.

Fernanda Gusmão é Gerente de Soluções de Research Intelligence para América Latina Sul.
Fernanda é formada em Relações Internacionais com mestrado em Desenvolvimento Econômico pela London School of Economics. Há mais de 10 anos, Fernanda auxilia instituições governamentais, privadas e acadêmicas em suas avaliações de performance e gestão de indicadores de pesquisa.

Gareth Dyke é um prolífico autor científico que publicou mais de 300 artigos em revistas como Nature e Science nos últimos 20 anos. Suas pesquisas têm sido amplamente divulgadas na mídia e ele é frequentemente convidado a apresentar palestras e liderar workshops ao redor do mundo. Ele é editor-chefe da revista Historical Biology (Taylor & Francis). Gareth tem um conhecimento único para ensinar e aconselhar sobre todos os aspectos do processo de publicação científica, pois é um pesquisador experiente, revisor e editor de revista com uma forte formação em redação científica.

Germana Barata é pesquisadora e jornalista científica do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), coordena a especialização em jornalismo científico da Unicamp. É bolsista produtividade CNPq, faz parte da atual diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC, 2020-2024) e do conselho científico da Rede internacional Public Communication of Science and Technology (PCST).

Ilda Fontes Mestra em Gestão para Competitividade/Gestão de Pessoas na Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP; 2021), Certificada pela Council of Science Editors & ABEC-Associação Brasileira de Editores Científicas no ProCPC (2018), Especialista em Liderança em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP (2016), bacharel/licenciada em Letras (1998, USP); tem mais de 20 anos de experiência em gestão de publicações acadêmicas e científicas, com atuação em todas as áreas de gestão, produção, comunicação/divulgação etc. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin Formada em Medicina em 1979, com residência em cirurgia geral, tendo sido contratada como professora assistente pelo Depto de Cirurgia-da Fcauldade de Ciencias Médicas da Unicamp desde 1983. Finalizou o mestrado em 1991, o doutorado em 1997, a Livre docência em 2007 e ocupa o cargo de Profa. Titular desde 2014. Suas linhas de pesquisa são: cirurgia hepática, transplante de fígado, nutrição e hipertensão portal. É pesquisadora CNPq, BP 1C, revisoras de vários periódicos e é editora-chefe da Brazilian Journal Transplantation desde 2012.

Leila Posenato Garcia É doutora em Epidemiologia, Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em exercício na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, onde atua como Editora Adjunta da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. É membro do Conselho Consultivo da ABEC, do Comitê de Políticas de Gênero da European Association of Science Editors, do Comitê Editorial da revista Gaceta Sanitaria, membro suplente representante da área da saúde no Comitê Consultivo da Coleção SciELO Brasil, e coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Luana Sales é graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade Pq2. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional entre 2019 e 2021 e atuou como editora científica da Revista Acervo no mesmo período. Atualmente é Analista em C&T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e Coordenadora-Geral da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil.

Luciano Panepucci Depois de 3 anos cursando física na USP, São Carlos, Luciano Panepucci mudou de curso e se graduou em Imagem e Som pela UFSCar em 1998. Trabalha com publicações científicas desde 1995 e participa dos eventos da ABEC desde 2006. É um dos sócios fundadores da Editora Cubo, onde atua como diretor de tecnologia, gerente de equipes e realiza consultorias para indexação de periódicos.

Maria Cecilia de Souza Minayo e Tânia Mara Campos de Almeida (Sociedade e Estado) – que compartilharão sua trajetória e experiência editorial, suas impressões sobre as desigualdades de gênero em suas áreas de pesquisa e sua atuação para a promoção da equidade de gênero e diversidade na ciência. Este painel poderá inspirar jovens cientistas a desenvolverem habilidades para atuarem na editoração científica.

Mariana Biojone possui mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Políticas Públicas Internacional com ênfase em Desenvolvimento Internacional pela School of Advanced International Studies da Johns Hopkins University. Foi Gerente da SciELO em São Paulo e Chefe da Biblioteca Jurídica do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington. É membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e Diretora de Publicação da Springer Nature em São Paulo, responsável pelo portfólio global de revistas de ecologia e meio ambiente assim como pelo portfólio de revistas da América Latina na área de medicina e ciências da vida.

Natalia Flores é jornalista de ciência, doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado na UFSM e Unicamp. Tem passagem como pesquisadora colaboradora pela Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), Université Paris Sorbonne IV e pelas universidades federais de Santa Maria (Poscom/UFSM) e de Pelotas (UFPEL). Atualmente, é gerente de conteúdo da Agência Bori (www.abori.com.br).

Richard Wynne é formado em Administração e Direito na Universidade de Edimburgo, UK. Foi Diretor de Publicação Médica na SilverPlatter e Vice-Presidente de Marketing e Vendas por 20 anos na Aries Systems, criadora do sistema de submissão de manuscritos Editorial Manager, utilizado em mais da metade de todos os manuscritos publicados no mundo. Em 2019, Aries foi adquirida pela Elsevier RELX e Richard resolveu desenvolver a Rescognito para gerar maior eficácia e transparência na ciência aberta.

Shareef Bhailal é Gerente de Produto Sênior e faz parte da equipe Scopus há mais de 10 anos.
Ele esteve intimamente envolvido na criação da política de seleção e revisão de conteúdo da Scopus, um dos principais pilares do Scopus hoje. Shareef é responsável por milhares de títulos que são submetidos à Scopus a cada ano e garante, juntamente com o Comitê independente do Scopus, que apenas os títulos da mais alta qualidade serão adicionados ao banco de dados Scopus.

Sigmar de Mello Rode Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Clínicas Odontológicas (Prótese Completa), pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (1992). Livre-Docente em Dentística pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1997), Titular pela Universidade de Taubaté (2005) e Titular pela Faculdade de Odontologia de São Jose dos Campos da Universidade Júlio de Mesquita Filho (2010). Exerce a função de Ex-Presidente da Região Latino Americana da International Association for Dental Research IADR e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica SBPqO e é Presidente da Associação Brasileira de Editores Científios, ABEC Brasil. Foi Editor Científico da Brazilian Oral Research (2006-2014) e é Editor de Área da CLINICS. Tem experiência na área de Ensino, Ética Científica, Editoração Científica e de Morfologia, com ênfase em Polpa Dentária, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica odontológica, biocompatibilidade, prótese, prótese bucomaxilofacial e odontologia.

Silvia Galleti Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrado pela Universidade de São Paulo. É Pesquisadora Cientifica no Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Atua na área de Editoração Cientifica como Editora- Chefe dos Arquivos do Instituto Biológico – AIB; e é editora da ScIELO Preprintis na área de agrarias. Coordena a Comissão de Integridade Cientifica do IB. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) e membro do Conselho Consultivo da ScIELO Brasil representando a área de agrarias.

Solange Santos é Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela USP. Desde 2002 é membro do Colegiado de Gestão do Programa SciELO, onde Coordena a Produção Editorial e Publicação. Participa do Comitê Consultivo da Rede SciELO. Também é membro do Advisory Board do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e do Grupo de Pesquisa em Métricas da Ciência e Tecnologia (CiMetrias).

Tânia Mara Campos de Almeida Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1989), mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília-UnB, com pós-doutorado em Representações Sociais pela UnB (Instituto de Psicologia), pela Université de Provence e pela EHESS. Atualmente, é professora associada do Departamento de Sociologia -UnB, bem integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres da mesma universidade. No período de 2012 a 2016, foi editora-adjunta da revista “Sociedade e Estado”, hoje é sua editora-responsável além de integrar o corpo editorial de vários periódicos científicos. Tem publicações na área das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência, saúde e religião. É bolsista produtividade PQ2 do CNPq.

Viviane Veiga é Doutora em Ciências. Mestre em Saúde Pública, com foco em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação. Atualmente coordena a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, a Rede GO FAIR Brasil Saúde e o Pilar GO TRAIN. Editora da RECIIS. Participa do Comitê Gestor Ciência Aberta na Fiocruz e do Comitê Gestor do PRESERVO. Coordena o Grupo de Pesquisa e Trabalho Acesso aberto às Publicações e aos dados de pesquisa da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Docente permanente no PPGICS. Pesquisadora do LICTS/Fiocruz. Coordena as disciplinas Ciência Aberta: da informação aos Dados de Pesquisa; e Fundamentos Teóricos da Informação e da Comunicação em Saúde. Coordena o curso de atualização Gestão de Dados de pesquisa em saúde na Fiocruz.