06_Dialogos_11-agosto-Banner-Site-Meetings-1

Em 2022, os Diálogos ABEC trarão temas específicos, discutidos por um ou mais especialistas e poderão estar estruturados em até dois momentos. Os Diálogos ABEC iniciam com um webinário, realizados por empresas parceiras da ABEC Brasil, apresentando temas atuais e pertinentes ao processo de editoração científica ou a divulgação de produtos e serviços que impactam no dia-a-dia das equipes editoriais científicas. No segundo momento, traremos painéis, oficinas ou minicursos onde especialistas discutirão temas emergentes da editoração científica. Como em todo evento da ABEC, esperamos e estimulamos a ampla participação do público ao vivo pelo chat da sala virtual ou enviando questões antecipadamente pelo e-mail abec@abecbrasil.org.br.

Diálogos ABEC são gratuitos, com transmissões simultâneas no canal da ABEC Brasil no YouTube e, também, no Facebook, onde ficarão disponíveis para ser acessado a qualquer momento.

Para aqueles inscritos previamente pelo site da ABEC Brasil, haverá emissão de certificados e poderão acompanhar o evento pela sala Zoom.

Veja abaixo a programação para 2022. Faça sua inscrição o mais breve possível!

10 de novembro

15 de setembro

11 de agosto

14h | Webinário Redação efetiva em inglês para aceitação de artigos em revistas internacionais
Este webinário mostrará alguns passos, dicas e truques para uma escrita em inglês de maneira mais eficaz. Mostraremos como estruturar seu trabalho para facilitar a aceitação, incluindo modelos para a redação de seções e conteúdos. Palavras simples e estrutura de frases, assim como a consideração do periódico alvo e do público leitor são considerações chave para se escrever em inglês de maneira efetiva e para aceitação em revistas internacionais.

15h | Analisando e Desenvolvendo o seu periódico
A definição de um plano de desenvolvimento é essencial para garantir que o crescimento quantitativo e qualitativo dos periódicos científicos cumpram suas metas estratégicas. Aprender a analisar o desempenho e posicionamento do seu periódico através de métricas de produção, impacto e alcance é fundamental para identificar possíveis áreas de melhoria (como o aumento de submissões, publicações, citações e a cobertura de áreas temáticas relevantes para os objetivos dos periódicos). Durante esse minicurso veremos como analisar essas métricas, identificar pontos para crescimento e definir ações que ajudarão no desenvolvimento do seu periódico.

PALESTRANTES

Gareth Dyke
Mariana Biojone

07 de julho

14h | Webinário As 3 leis da indexação de periódicos científicos: uma revisão da regra dourada e roteiro de trabalho.
Neste webinário, Luciano Panepucci, revisa a “Regra dourada para indexação”, mostrando que essa é apenas a 1ª das 3 leis que os periódicos devem seguir para aumentar suas chances de indexação em qualquer base de dados. Do mesmo modo que os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas (requisito para a maioria dos grandes indexadores) são um ponto central nessa jornada.

15h | Minicurso Plano de Gestão de Dados e sua Relação com Autores e Editores de Periódicos Científicos
No último minicurso desta série de três promovidos pela ABEC Brasil e a Go Fair Brasil/Go Train, os participantes terão a oportunidade de revisar o Plano de Gestão de Dados, que é um requisito para o financiamento nas principais agências de fomento internacionais. Este minicurso, ministrado por Viviane Veiga, abordará os principais tópicos do Plano de Gestão de Dados e sua relação no ecossistema da comunicação científica atual, em especial, com os periódicos científicos.

PALESTRANTES

Luciano Panepucci
Viviane Veiga

09 de junho

15h | Compartilhamento de Dados em Periódicos Científicos: infraestruturas e práticas
No segundo minicurso desta série de três promovidos pela ABEC Brasil e a Go Fair Brasil/Go Train, os participantes terão a oportunidade de conhecer os princípios e as melhores práticas da gestão de dados para a sua efetiva aplicação no dia-a-dia tanto como pesquisador, bem como autor e/ou editor. Será uma ótima ocasião para ampliar os conhecimentos sobre a gestão de dados, desde o planejamento das pesquisas até a publicação no periódico.

A Ciência Aberta exige uma transformação considerável do modus operandi tradicional de promover, projetar, dirigir e, em particular, comunicar a pesquisa. Neste minicurso, Solange Santos (SciELO) e Viviane Veiga (Fiocruz/Go Fair Brasil) refletirão sobre os modelos para gestão de dados e materiais no âmbito dos periódicos científicos nacionais e internacionais, abordarão as mudanças e o papel dos periódicos na promoção e adoção de práticas editoriais abertas, em especial, a disponibilidade e compartilhamento de dados de pesquisa no processo de publicação.

PALESTRANTES

Solange Santos
Viviane Veiga

12 de maio

8:30h | Critérios de indexação com a equipe Scopus
Na ocasião, vamos revisar os critérios de indexação da base Scopus com um membro da equipe Scopus, e ter a oportunidade de esclarecer dúvidas.

PALESTRANTES

Fernanda Gusmão
Shareef Bhailal

9:30h | Ciência Aberta e Gestão de Dados de Pesquisa FAIR para Pesquisadores
Nos próximos Diálogos ABEC (12 de maio, 9 de junho e 7 de julho) ocorrerá uma série de três minicursos promovidos pela ABEC Brasil e a Go Fair Brasil/Go Train. Essa sequência de minicursos permitirá aos participantes uma construção dos princípios e das práticas da gestão de dados para a sua efetiva aplicação no dia-a-dia tanto dos pesquisadores, como dos autores e editores. Será uma ótima oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre a gestão de dados, desde o planejamento das pesquisas até a publicação no periódico.

Neste primeiro minicurso, se abordará a influência das práticas de Ciência Aberta na produção científica. Como gerenciar os meus dados? Caracterizando o dado da minha pesquisa, como planejar? Como descrever? Como obter dados para reuso? Onde depositar? Como compartilhar? Como citar e ser citado?

PALESTRANTES

Viviane Veiga
Luana Sales

7 de abril

14h | Minicurso Por que revistas científicas devem divulgar ciência?
As revistas científicas têm praticado, cada vez mais, a divulgação de informações científicas em redes sociais e veículos jornalísticos. A pandemia pressionou esses veículos de comunicação científica a facilitarem o acesso à informação para um público mais amplo. Neste minicurso vamos tratar sobre os desafios, benefícios e impactos da divulgação científica, refletir sobre e apresentar ferramentas para selecionar artigos com potencial jornalístico e interesse público, indicar caminhos para investir na divulgação científica ou para facilitar a divulgação de conteúdos científicos para o público não especializado e compartilhar exemplos de divulgação em redes sociais. O minicurso é uma parceria entre a ABEC Brasil e a Agência BORI.

PALESTRANTES

Germana Barata
Natalia Flores

10 de março

13h | Webinar Mulheres, Desafios na Pesquisa Científica e o Potencial da Rescognito
Tendo celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas em Pesquisa em 11 de fevereiro, e comemorando o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, o webinário abordará brevemente os desafios crônicos na cultura da pesquisa, a sub-representação e reconhecimento de mulheres em publicações científicas, potencialmente prejudicando o avanço de suas carreiras. Através de casos de uso, o webinário demonstrará como o reconhecimento entre pares em Rescognito permite que pesquisadores reconheçam de forma transparente e atribuível, contribuições relevantes de colegas, sejam estas associadas ou não a suas publicações.
Munidos de seus ORCID iDs, participantes serão convidados a reconhecer cientistas mulheres proeminentes, visualizando o resultado em tempo real. Casos de uso pertinentes ilustrarão como organizações podem utilizar a plataforma Rescognito para reconhecer seus membros, conselhos, comissões organizadoras e participantes de conferências, suas concessões de prêmios, distinções e fomento à pesquisa, e desta forma encorajar e engajar suas comunidades de conhecimento.
Participantes poderão visualizar o reconhecimento entre pares e por parte de uma organização simultaneamente e submeter perguntas para discussão.

WEBINARISTAS

Richard Wynne
Ana Vera Wynne

14h | Painel Mulheres na Editoração Científica
A participação das mulheres na ciência brasileira é crescente. Contudo, permanecem desigualdades em detrimento às mulheres, particularmente em algumas áreas do conhecimento e em certas posições acadêmicas de maior prestígio. Na editoração científica, embora a participação feminina como autoras e revisoras de artigos seja grande, as mulheres são relativamente pouco representadas nas chefias dos periódicos científicos.

PANELISTAS

Maria Cecília de Souza Minayo
Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin
Tânia Mara Campos de Almeida